Na noite de terça-feira (23/7), o governador Ronaldo Caiado celebrou os 297 anos da cidade de Goiás com a entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, destacando a participação da sociedade no sucesso do estado. A cerimônia, realizada em frente ao Museu das Bandeiras, contou com a presença de cerca de 200 pessoas, incluindo governadores e deputados, que foram homenageados por seus serviços prestados a Goiás.
“São dezenas de homens e mulheres que vieram de tantos outros estados e ajudaram a transformar Goiás em um estado bom para se viver”, disse Caiado. “Essa honraria é o reconhecimento do Governo de Goiás àqueles que são merecedores pelo trabalho e apoio que dão à população goiana”, afirmou o governador, enfatizando a importância da sociedade goiana. “É um povo que recebe as pessoas de braços abertos, que tem uma cultura de acolhimento. Um povo ordeiro e determinado, que hoje é referência para o Brasil em várias áreas do nosso Governo”, concluiu.
Entre os agraciados estavam Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, e Ratinho Júnior, governador do Paraná. “Uma alegria estar aqui em Goiás recebendo uma comenda tão importante e representativa para o Tocantins”, discursou Wanderlei Barbosa, destacando a parceria entre os estados. Ratinho Júnior elogiou a administração de Caiado, especialmente nas áreas de Segurança Pública e Educação. “Fico feliz em ver o trabalho que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo pelos goianos, atraindo a atenção do Brasil”, comentou.
O vice-governador Daniel Vilela também parabenizou os agraciados e destacou a importância do reconhecimento pelo Governo de Goiás. “São justas essas homenagens e devemos sempre ressaltar a importância do reconhecimento por parte do Governo de Goiás a esses homens e mulheres que abrilhantam e fazem a nossa história”, afirmou.
As celebrações incluíram a transferência simbólica da sede do Poder Executivo estadual para a antiga capital, reforçando a importância histórica e cultural da cidade de Goiás. Durante este período, também foram transferidos simbolicamente os poderes Legislativo e Judiciário.
A Ordem do Mérito Anhanguera, instituída em 1975, é a mais alta honraria concedida pelo Estado de Goiás. Ela agracia pessoas físicas, corporações militares, nacionais ou estrangeiras, bem como suas bandeiras ou estandartes, que se destacaram por serviços, ações ou méritos excepcionais que recomendem o reconhecimento do Estado. A Ordem está dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador, e o Governador do Estado de Goiás é o Grão-Mestre da Ordem, responsável por nomeações, promoções e exclusões dos membros.