Alunos e professores do Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé, localizado na cidade de Goiás, estão participando ativamente do projeto ‘Abril Laranja nas Escolas’, uma iniciativa promovida neste mês pela Seduc Goiás, em colaboração com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.
Inspirada por essa causa, a escola decidiu organizar uma série de atividades voltadas para a conscientização e prevenção da crueldade contra os animais. O professor Sanderson Mendanha Peixoto, liderando essa iniciativa, explica que o projeto não só busca melhorar as habilidades de escrita, leitura e interpretação dos alunos, mas também visa aprofundar a reflexão sobre o abandono e maus-tratos aos animais.
“Na cidade de Goiás, observamos uma falta significativa de sensibilização em relação aos animais abandonados, especialmente cães e gatos que vivem nas ruas”, destaca Peixoto.
Ele acrescenta que o objetivo do projeto é sensibilizar os alunos para essa realidade e promover um diálogo mais amplo com a comunidade sobre como combater a violência que frequentemente afeta os animais.
ABRIL LARANJA NAS ESCOLAS Peixoto revela que a ideia de implementar o projeto surgiu após ver sua divulgação nas redes sociais. “Quando me deparei com essa iniciativa no perfil da Seduc Goiás, enxerguei uma excelente oportunidade de incluí-la em nosso calendário escolar”.
O projeto envolve os alunos do 6º ano do ensino fundamental, com possibilidade de participação de outras turmas em diversas atividades. Entre as ações realizadas estão exposições fotográficas, criação de cartazes, produção de textos e visitas a bibliotecas.
Por ser um entusiasta dos animais, o professor Peixoto também propôs à direção da escola a realização de uma feira de adoção de cães e gatos, além de um evento que reúna animais de estimação e seus donos.
“Estamos promovendo também debates e palestras com especialistas e representantes de organizações não governamentais que atuam na proteção dos direitos dos animais em nosso município”, acrescenta o professor.
Ele destaca ainda que, ao término do projeto, será realizado um concurso de redação e compilado um portfólio das atividades desenvolvidas.
No Lyceu de Goyaz, a vertente sustentável proposta pelo ‘Abril Laranja nas Escolas’, que inclui a arrecadação de tampas plásticas para custear a castração de animais abandonados, está sendo coordenada pela União Protetora de Animais de Goiás (Upagoya).